AMEPLAN Congrega Médicos de Passo Fundo e Região

Fundada no ano de 1994, a Associação Médica do Planalto - AMEPLAN, entidade sem fins lucrativos, congrega médicos de Passo Fundo e região do Planalto Médio. Sua origem, remonta ao ano de 1951, quando um grupo composto pelos médicos Admar Petracco, Elpídio Fialho e Paulo L. Azambuja perceberam a necessidade da criação de uma entidade voltada ao associativismo da classe.

AMEPLAN Congrega Médicos de Passo Fundo e Região

Foi então criada a Seccional da AMRIGS, Associação Médica do Rio Grande do Sul, em Passo Fundo, cuja sede administrativa foi adquirida em maio de 1983, na gestão do Dr. Paulo Marroni. A inauguração foi em junho do mesmo ano, na administração local do médico Zenóbio P. Terto de Magalhães.

No ano de 1994, quando a Diretoria liderada pelo médico Carlos Antonio Madalosso convocou uma Assembléia Extraordinária, foi proposta a criação de uma entidade própria, justificada pelo fato de que há muito já possuía estrutura, tanto administrativa, como financeira. Ainda nesta Assembléia foi constituída uma comissão para elaboração do Estatuto que originaria a nova entidade.

O Estatuto foi aprovado em Assembléia Extraordinária realizada em 21 de setembro de 1994. No dia seguinte, na sede da AMEPLAN, foi eleita a primeira diretoria da Associação Médica do Planalto, gestão 94/95, tendo como Presidente, Paulo M. Mesquita.

Sucederam-no na Presidência os médicos Rosemar Stefenon, gestão 95/97,concluída pelo Dr. Carlos Antonio Madalosso, que assumiu em 28-03-96. Diógenes L. Basegio, assumiu em 97, foi reeleito em 99, concluindo seu segundo mandato em 18 de outubro de 2002. Para a gestão 2002-2005, foi eleito o Dr. Erico Ramos Hecktheuer e, para gestão 2005-2008 foi eleito para ser presidente Dr. José Emílio Mendes Lima, reeleito para o período 2008/2011.

Diretoria Ameplan Gestão 2014/2017

Presidente Sabine Chedid 14136
Dir. Administrativo Rogério Riffel 22546
Dir. Financeiro Geraldo Scussel 12074
Dir. Relações Públicas e Sociais Sabrina Frighetto Henrich 33631
Dir. Científico Lina Rosa Dal Moro Maito 32715
Dir. Normas Araby Augusto Nacul Filho 22122
Dir. Exercício Profissional José Emílio Mendes Lima 12079
Dir. Assuntos Comunitários Debora Falk Lopez Boscatto 27998
Conselho Editorial Lina Rosa Dal Moro Maito 32715
Conselho Editorial Lisia Hoppe 23293
Conselho Editorial José Emílio Mendes Lima 27944

O que é a AMEPLAN?

A AMRIGS Seccional Passo Fundo foi fundada em 1951, por um grupo de médicos que verificaram a necessidade de uma entidade voltada ao associativismo da classe, onde no ano de 1994 foi criada a Associação Médica do Planalto - AMEPLAN, entidade sem fins lucrativos, que congrega os Médicos de Passo Fundo e região.

As finalidades da Associação são:

  1. propugnar pela união e defesa de todos os profissionais da medicina;
  2. promover o aperfeiçoamento da cultura médico-científica;
  3. orientar do ponto de vista deontológico, todas as atividades relacionadas com o exercício da profissão médica;
  4. contribuir e colaborar com o poder público para a solução dos problemas médico-sociais e com entidades comunitárias, bem como as demais entidade médicas;
  5. orientar o público para a preservação e recuperação da saúde;
  6. promover o consagramento dos Associados através de atividades sociais e esportivas;
  7. promover a ampliação de seu patrimônio;
  8. representar os associados perante as autoridades.

Cabe salientar ainda que Ameplan participa dos projetos na área da Saúde como:(Feiras de Saúde, Campanhas de Prevenção, Palestras, Conselhos Municipais e Regionais...) dando seu parecer e apoio e ou votando nas propostas.

Finalidades

Entidade de cunho associativista, a AMEPLAN, tem entre outras finalidades a de propugnar pela união e defesa de todos os profissionais da medicina, promover o aperfeiçoamento da cultura médico-científica, além de orientar do ponto de vista deontológico, todas as atividades relacionadas com o exercício da profissão médica. Contribuir e colaborar com o poder público para a solução dos problemas médico-sociais e com entidades comunitárias, bem como com as demais entidades médicas. Além de orientar o público para a preservação e recuperação da saúde e representar os associados perante as autoridades.

Dando seqüência ao trabalho já desenvolvido pela Seccional Amrigs, a AMEPLAN, inovou na realização de congressos, jornadas, encontros, cursos e diversas atividades científicas para a classe médica e para outros profissionais da área da saúde inter-relacionados. Também é de sua competência campanhas de prevenção à saúde, palestras sobre temas que interessam à população junto aos bairros e escolas e realização de feiras de saúde. A entidade tem participação ativa junto aos Conselhos Regional e Municipal de Saúde.

Sede Própria

A AMEPLAN desde a sua fundação, ocupava a sala que pertencia a Seccional Amrigs, acalentando o sonho de adquirir uma sede própria. Um sonho que vem se concretizando ao longo de cinco anos, quando em 1996, na administração do médico Carlos Antonio Madalosso foi assinado o contrato de compra da sede própria da entidade. O compromisso foi honrado, e na administração do médico Diógenes Basegio foi construída e paga.

A AMEPLAN transferiu sua residência para o andar térreo do Centro Comercial Unicred, localizado na Rua Uruguai, 2001 em 09 de outubro de 2002, onde conta com aproximadamente 300m2, com auditório, ar condicionado central, sala de reuniões, sala de aula e sala administrativa.

Fundação

Fundada em: 23/06/1951

Fundadores:

Comissão Organizadora:
  • Dr. Admar Petraco
  • Dr. Elpídio Fialho
  • Dr. Paulo L. Azambuja

Primeira Diretoria Eleita:
  • Presidente: Dr. Cesar Santos
  • Vice-Presidente: Dr. Mário Lopes
  • 1º Secretário: Bernardini da C Santos
  • 2º Secretário: Demócrito Santana
  • 1º Tesoureiro: Alberto Lago
  • 2º Tesoureiro: Josephina Balestreiro

Sócios - Fundadores

Adib Ieffet, Alípio Kopper, Antônio Marinho de Albuquerque, Clodoaldo Brenner, Guido Padilha, Henrique Benedito Frydberg, José Carlos de Medeiros, Jovino Freitas, Luiz Philippe da Cunha, Miguel Tabbal, Nicolau de Araújo Vergueiro, Odaglas Salgado, Orestes Medaglia, Paulo Prates Aveline, Sabino Arias, Sawa Lachno, Telmo Ilha, Tobias Wainstein e Wolmir Foresti.