Encontro tratou sobre Desafios da Saúde Pública

Encontro tratou sobre Desafios da Saúde Pública

Na noite de 09 de Julho, ocorreu uma reunião para tratar sobre: "Os desafios da saúde pública em Passo Fundo" 

O encontro foi realizado na sede da AMEPLAN, às 19 horas. Com entrada franca, teve a participação de lideranças médicas, da saúde da comunidade em geral.

Inicialmente a presidente da AMEPLAN, Cristine Pilati, falou sobre a importância de debater o tema dos desafios da saúde na cidade, com os diversos segmentos. Logo em seguida o diretor de assuntos comunitários da AMEPLAN, José Ribamar Saraiva Júnior, fez uma apresentação sobre as estratégias da saúde pública no Brasil.

Após a apresentação de Saraiva, as lideranças presentes colocaram seus posicionamentos sobre as condições atuais e as principais necessidades da saúde pública em Passo Fundo.

A presidente da AMEPLAN, Cristine Pilati, ressaltou que a ideia é estabelecer uma comunicação eficaz e eficiente entre as entidades para beneficiar, principalmente, aqueles pacientes que vem da atenção básica para os hospitais. Ressaltou, ainda, a criação de um sistema de regulação não só municipal, mas da microrregião, a exemplo do que é feito no Hospital São Vicente de Paulo.

A Dra. Cristine disse que a saúde em Passo Fundo é muito boa, as unidades, como UBS e Cais, funcionam e há três grandes hospitais. Mas ressaltou que ainda há muita coisa para melhorar, como os horários de atendimento e a abertura dos postos, por isso esses encontros serão mais frequentes.

Ela destacou que nos últimos meses a comunicação na área tem melhorado. A presidente da AMEPLAN disse que antes não havia um costume da população de seguir a hierarquia na hora dos atendimentos, que passa primeiro pela atenção básica, depois secundária e, por último, nos casos mais graves, nas terciárias, ou seja, nos hospitais.

A Dra. Cristine Pilati salientou que quanto mais se conversar sobre o assunto e mais as entidades estreitarem o seu relacionamento a saúde deve melhorar.