Covid-19 infectou 9 em cada 10 médicos

Covid-19 infectou 9 em cada 10 médicos

Levantamento revela que 87,3% dos médicos foram acometidos pela Covid-19, além de esgotamento e sobrecarga.

Dados coletados por Associações, com mais de 3.500 profissionais da medicina, indicam aumento das ameaças à assistência em saúde aos pacientes na pandemia.

Realizada pela Associação Médica Brasileira (AMB), em parceria com a Associação Paulista de Medicina (APM), a pesquisa "Percepção dos médicos sobre o atual momento da pandemia de Covid-19" mostra que a linha de frente da assistência é duramente impactada/castigada pela variante Ômicron/Covid-19 neste momento.

Dos 3.517 profissionais de medicina de todo o Brasil que responderam ao questionário por meio do SurveyMonkey, entre os dias 21 e 31 de janeiro, 87,3% relatam que eles ou outros médicos do ambiente de trabalho foram acometidos pela doença nos últimos dois meses.

Aliás, a maioria dos médicos se diz esgotada (51,1%) e apreensiva (51,6%). Eles nutrem a percepção de que os colegas de profissão dos locais em que atuam estão estressados (62,4%) e sobrecarregados (64,2%).

Os médicos que participaram da pesquisa ainda compartilham a visão de que haverá mais surpresas difíceis no futuro. São cerca de 90% os que creem que novas variantes virão.

Fonte: AMB